sexta-feira, 9 de março de 2012

O que é cibercultura 2 !!!

 Questões sobre o texto do Professor André Lemos


1-    O que é cibercultura e quais suas características?

- Cultura é tudo aquilo que acabou surgindo na terra por causa do homem.  Feito e cultivado pelo homem.

Caracteristicas: Remixagem,  Cidadãos Midia =  A pessoa não se desconectada da mídia.  Você conectado o tempo inteiro no ciber espaço.

A cibercultura caracteriza-se por três “leis” fundadoras: a liberação do pólo da emissão, o princípio de conexão em rede e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais.  

2-    O que é remixagem? 


Essa leis vão nortear os processos de “re-mixagem” contemporâneos. Sob o prisma de uma fenomenologia do social, esse tripé (emissão, conexão, reconfiguração) tem como corolário uma mudança social na vivência do espaço e do tempo. O objetivo é compreender a cibercultura analisando alguns de seus fenômenos atuais: os blogs, os podcasts, os sistemas “peer to peer”; os softwares de fonte aberta, e a arte eletrônica



1-      Qual a relação entre a remixagem e a cultura? 

Remixagem é permitida a participação
.

2-      Fale sobre a arte eletrônica.  

Um dos principais expoentes da cibercultura é a arte eletrônica. Essa nova forma do fazer artístico é a expressão de uma lógica recombinante que abusa de processos abertos, coletivos, inacabados. Isso não é nenhuma novidade no mundo da arte. No entanto, a criação artística na cibercultura coloca em sinergia processos interativos, abertos, coletivos e planetários, problematizando as noções de espaço e de tempo, o lugar do espectador e do autor, os limites do corpo e do  humano, as noções de real e de virtual. Herança das vanguardas pós-modernas do século XX, a arte eletrônica engendra processos de criação, novas poéticas marcadas pelas tecnologias e redes digitais. As possibilidades tecnológicas passam a interessar os artistas contemporâneos desde a década de 1960. A partir das tecnologias digitais surgem novos formatos como a música eletrônica, a “body arte”, a “web-arte”, a “net-arte”, os hipertextos, a robótica, a realidade virtual, as instalações interativas, e as demais formas artísticas em interface com a literatura, o cinema, o teatro e a dança.

    




Nenhum comentário:

Postar um comentário